quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Deus é bem simples...


Acredito na simplicidade de Deus sem diminuir em nada sua grandeza e majestade. Gosto quando a Ziza canta: “Deus é bem simples, é amigo certo, Deus é bem simples, consolo sempre perto...” É assim que imagino Deus, amigo certo, consolo sempre perto!
Simplicidade, ao meu ver, está entre as pequenas virtudes, porém grandes por sua eficácia. São Francisco de Sales certa vez, referindo-se às pequenas virtudes disse: “Como deveríamos apreciar as pequenas virtudes que desabrocham aos pés da Cruz, pois são regadas pelo sangue do Filho de Deus!”
E quando lhe perguntaram quais são estas virtudes, ele respondeu prontamente: “A humildade, a paciência, a caridade, a bondade, o saber suportar o próximo, a tolerância, a mansidão do coração, a docilidade, a cordialidade, a compaixão, o saber perdoar as faltas de atenção, a simplicidade, a sinceridade e outras virtudes semelhantes a estas. Tais virtudes são como as violetas, crescem no frescor da sombra, alimentam-se do orvalho, e, mesmo sendo tão pouco vistosas, espalham o mais suave perfume em torno de si!”

Às vezes, observo como nós seres humanos, em geral, costumamos complicar as coisas. Deus fez tudo tão simples, tão harmonioso! É só observar a natureza; o nascer e o pôr-do-sol, a chuva, as plantas, as flores, os animais, o ciclo da vida em geral. São detalhes, podemos dizer, até simples aos nossos olhos, porém fundamentais para a nossa existência.
Deus, além de simples, é discreto. Pe Léo bem lembra isto no livro “Experienciar Milagres”. Deus não busca platéia para realizar seus feitos, faz tudo com harmonia, simplicidade e discrição. Acredito que o silêncio e a simplicidade andam de mãos dadas, almejo estas virtudes!
É claro que as circunstâncias é que determinam em cada caso quando devemos calar ou falar, mas estes dias fiquei inquieta com um provérbio rabino que li: “ Falar vale uma moeda de prata, calar vale duas!”
São Francisco de Sales dizia ainda que a diferença neste e em todos os casos, está na caridade: “Um silêncio é sempre melhor que uma verdade sem amor. Pois o amor não procura suas vantagens, mas apenas a honra de Deus.”
Mas li também que não devo calar pois se fizer isto, “As pedras falarão por mim...”

Dijanira Silva
dijanira@geracaophn.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário